sábado, 6 de novembro de 2010

A Maratona do Visto

"Quanta papelada!" -- Foi minha primeira impressão! rs e olha que deu um trabalhinho arrumar tudo! Depois de separar todos os documentos e mandar para a agência, recebi a confirmação por e-mail do consulado americano da solicitação para o visto. Aí foi só embarcar. A  Fit Intercâmbio e Viagens preparou tudo e fretou um ônibus para levar todos os estudantes do programa Work and Travel até o consulado. Desde o início tivemos total orientação e nenhum problema. Conheci as pessoas que vão trabalhar comigo e tb aquelas que trabalharão num outro resort bem pertinho. (Farei outro post contando do meu emprego!) Mas deixa eu contar da tão esperada entrevista!!!

Assim que chegamos no consulado tivemos que deixar todos os eletrônicos dentro do ônibus e nos orientaram a não levar bolsas. Eu preferi levar a minha por pura precaução e pq tinha chocolate (ehehe). Sem dúvida o chocolate acalmou meus nervos, foi ansiedade total! As bolsas das três meninas que estavam na minha frente foram barradas e elas tiveram que voltar e resolver o problema. Dei sorte, pq senão ia me separar da turma. Acho que se fizesse novamente não levaria minha bolsa.

Lá dentro enfretamos filas o tempo todo. Acho que ao todo foram umas sete!!! Mas achei tudo bem organizado e rápido. Muuito rápido! Nada de ficar "comendo mosca", afinal eles recebem em média 2500 pessoas/dia! Destas, 1000 conseguem o visto. A maior fila (claroo!!) é a da entrevista, e cada vez que ficamos mais próximos dos gruichês, mais rápido o coração começa a bater! E aaah, nada de privacidade! Todo mundo vê vc paradinho lá em pé em frente ao guichê e se estivermos próximos, dá para entender o que estão falando. -- Então, chegou a minha hora. A conversa foi basicamente esta:

Eu: Hi!
O cônsul( ou vice-cônsul sei lá..) : Hi! ( me disse sorrindo, já me acalmou...)
- Are you going to be a life guard?
- Yes! ( haha-- nao queria explicar pra ele que minha posição só seria definida quando eu chegasse em Dells. -- fui orientada e não "render" conversa.. ahahah)
- Where are you going?
- Wisconsin Dells.
- What are you studying?
- Relations Public. (o nervosismo me fez traduzir imediatamente, sem considerar regras da língua americana! Drrrrrrrr!)
- Public Relations? ( e fez uma cara de tipo, vc não trocou?! rs)
- Oh, sorry. Public Relations!
 (Depois ficou calado digitando umas coisas no computador, assinando meus papéis e carimbando outros. pareceu uma eternidade... rs)
- Ok, your visa was approved. ( e sorriu)
- Thank you! ( e eu sorri tb!)

"Ufaa, que alívio!!"--foi o que pensei assim que dei as costas! E olha que consegui além do visto de trabalho para 4 meses, o de turista para 10 anos!! ( tava pensando que quando for levar Melissa, Yasmim e Arthur pra conhecer a Disney nao precisarei de passar por outra maratona!! ahahahahhaa)

Ps: para aqueles que não sabem inglês, fiz questão de não traduzir a entrevista! Que tal colocar os neurônios para funcionar e tentar entender do que falávamos??? ( Fica fácil por causa do contexto!)  Digamos que eu ficarei mestre nisso daqui a um mês!!!
Ps2: Curiosidade: eu imaginava o consulado um lugar fechado com ar condicionado e talz... mas é aberto e tem bastante verde.

Pxmo post conto do Chula Vista!

Beijoos!

4 comentários:

  1. Filha, e pra tirar o passaport em Divinopólis!? Hahaha, que ansiedade por nada...! Deus é bom, né!? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Verdade mãe... sofremos antecipadamente e sem necessidade!! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Fer, quem são Melissa, yasmim e arthur? Seus futuros filhos??? Rsrs
    Achei que vc levaria Bernardo, Matheus, Leozinho e Isa...

    ResponderExcluir
  4. Hahaha! Sao seus futuros sobrinhos duas vezes! rsrs Be, Mat, Leozinho e Isa vao tb uaaai! Vou fretar um aviao soh pra gente, fica mais em conta! rsrs

    ResponderExcluir